Os preços dos produtos agrícolas da China continuaram caindo pela terceira semana consecutiva, anunciou o Ministério do Comércio em um relatório nesta terça-feira.
Na semana que terminou em 30 de outubro, os preços atacadistas de 18 tipos de legumes mais comuns caíram 2,2% em média em comparação com a semana anterior, enquanto os preços de oito tipos de produtos marinhos registraram uma queda média de 1%.
Os preços da carne de porco e de ovos diminuíram 1% e 0,6%, respectivamente. Segundo o relatório, o preço da carne de porco já caiu 4,7% desde meados de setembro.
O preço da carne de frango registrou uma queda de 0,1%, mas a carne de boi e a de carneiro aumentaram 0,5% na semana passada.
Os preços do arroz e da farinha subiram ligeiramente, ambos em 0,2%, e o preços do óleo comestível não mudou.
O relatório atribui a queda contínua de preços dos produtos agrícolas ao aumento da oferta no mercado, impulsionado principalmente por fatores sazonais e pela melhoria do sistema de distribuição de produtos no país.
Os preços de alimentos respondem por quase um terço da cesta de produtos usados no cálculo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da China, indicador principal de inflação no país.
O IPC da China cresceu 6,1% em setembro em termos anuais, diminuindo dos 6,2% em agosto e 6,5% em julho, uma alta recorde em 37 meses.
O governo chinês estabeleceu uma meta de 4% de aumento do IPC para este ano.