Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Foco avícola

Toledo (PR) quer entrar na rota dos grandes eventos de avicultura e planeja rimeiro Congresso estadual voltado ao setor.

Entre abril e maio do ano que vem, Toledo (Oeste do Paraná) irá realizar o primeiro Congresso estadual voltado à produção avícola. A decisão foi tomada pela administração municipal, Sociedade e Sindicato Rural, Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (Aaviopar), Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e demais representantes do setor rural do município. A proposta de realização do evento foi sugerida pelo prefeito José Carlos Schiavinato, depois de ter participado do Congresso Brasileiro de Avicultura, em São Paulo.

A ideia é que o congresso envolva palestras técnicas para produtores rurais e exposição de máquinas, equipamentos e novas tecnologias na área da avicultura. O desafio foi lançado pelo prefeito de Toledo em encontro com a diretoria da Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (Aaviopar) e demais representantes do setor do município. Na avaliação de Schiavinato, Toledo, pela capacidade instalada, produtores envolvidos, equipamentos e empresas, têm totais condições de realizar um evento semelhante o Congresso Brasileiro, reunindo especialmente produtores de aves e especialistas do setor. “Vamos começar pequeno, mas com certeza este evento tem tudo para ser um grande evento, pelo potencial da atividade em Toledo, o grande número de produtores envolvidos e empresas ligadas ao setor”, destaca o prefeito. Segundo ele, a prefeitura será parceira nesse projeto, pela importância para a atividade e divulgação do setor.

Proposta

A proposta do evento é de realizar uma atividade mais voltada ao produtor de aves, diferenciando de outros eventos nacionais realizados em outros Estados brasileiros, como Santa Catarina, São Paulo, entre outros. Para o prefeito de Toledo, que acompanhou o Congresso Brasileiro de Avicultura em São Paulo, a estrutura física utilizada em São Paulo não difere muito da existente em Toledo, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, e entre os parceiros presentes à exposição estavam muitas empresas e cooperativas da região, que certamente terão interesse em participar de um evento local.

O presidente da Aaviopar, Luiz Ari Bernartt, acredita no potencial do evento e acrescentou que o sucesso dele dependerá da organização e do interesse das entidades envolvidas na sua formatação e organização.

Potencial

Atualmente Toledo possui a maior produção avícola do Paraná, colocando o Estado em primeiro lugar na produção brasileira, obtendo um faturamento aproximado de R$ 214 milhões por ano.

De acordo com Bernatt, Toledo é um centro de produção avícola, então nada mais justo do que setorizar um evento como este. “O município é a principal cidade do Paraná na avicultura. O município tem capacidade para receber um evento como este, o que também é uma necessidade dos produtores e empresários do setor”.

A data do congresso e detalhes do seu formato devem ser definidos em breve.

“A partir de agora será feito um plano inicial do que vai ser preparado na região: quanto de área para exposição, quanto de área para cenário de palestras e o que será apresentando e exposto. Posteriormente, começar a divulgar a data e já estabelecer custos, empresas apoiadoras e parceiras e participantes”, conclui o presidente da Aaviopar.