A partir de março, através de parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), distribuirá à supermercados de todo o pais 30 mil livretos, de 32 páginas, sobre a carne suína vista como oportunidade de negócio no varejo. O livreto aborda o interesse do cliente pelos novos cortes, informações nutricionais destinadas a minimizar o impacto do preconceito sobre as vendas e aspectos da produção, do armazenamento e da apresentação da carne suína nas lojas.
A Revista da Abras atinge a quase totalidade do setor varejista brasileiro e serve como referência de informações do segmento. A distribuição do encarte é fruto ainda de um acordo realizado entre o ex-Presidente da ABCS, Rubens Valentini, e o Presidente da Abras, Sussumo Honda, no âmbito de entendimentos desenvolvidos no Protocolo de Fomento do Consumo da Carne Suína, firmado sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio.
A impressão dos livretos faz parte do convênio com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) que inclui ainda produção e divulgação de um catálogo com fotos, apresentando técnicas de cortes utilizadas na carne suína, com demonstração dos passos necessários para confecção dos cortes destinados aos diversos mercados, além do DVD com um curso de mais de duas horas, com de passo a passo dos cortes comercias: filé mignon, coxão mole, alcatra, picanha, entre outros. “Uma oportunidade única de crescimento para os profissionais de açougue e de melhoria de desempenho para os varejistas”, explica o presidente da ABCS, Irineu Wessler.
Contrapartida ao Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), o objetivo da divulgação é auxiliar na reestruturação da oferta de carne suína in natura que vem sendo realizada pela ABCS, com a meta de ampliar em dois quilos per capita o consumo de carne suína no País, no prazo de três anos. Por meio de uma nova forma de comercialização do produto, o mercado varejista vai se aproximar mais dos interesses e expectativas dos seus clientes nas lojas, afirma Irineu Wessler. Segundo ele, “para alcançarmos as metas estabelecidas e revertê-las em reações positivas para toda a cadeia produtiva é preciso prestar atenção no cliente. Esse é o conceito dos projetos desenvolvidos pela ABCS”, conclui Wessler.