Uma universidade de Hong Kong confirmou a existência de uma mutação do vírus H1N1, da Gripe A, após extrair amostras de um suíno no início de janeiro. Pesquisadores afirmam que o fato não é incomum, uma vez que o próprio vírus H1N1 é em si uma mutação múltipla.
O relatório da universidade afirma que mutações podem estar ocorrendo no mundo todo e que a detecção em Hong Kong foi apenas consequência de uma vigilância intensiva. A universidade salienta que não há motivo de preocupação para a saúde pública e que a carne suína continua sendo totalmente segura para o consumo. Segundo porta-voz do Ministério da Saúde de Hong Kong, a mutação não está circulando em humanos, mas, de qualquer forma, o vírus é sensível ao medicamento antiviral oseltamivir.
“A amostra foi retirada de um suíno importado do continente. Nós informamos as autoridades do continente para que reforcem o acompanhamento e a fiscalização das granjas registradas que fornecem suínos vivos para Hong Kong”, falou o porta-voz. As informações são do site internacional Pig Progress.