O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, recebeu a confirmação do secretário-adjunto para Marketing e Programas Regulatórios do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Edward Avalos, de que já estão adiantadas as tratativas para autorização da entrada da carne suína catarinense no mercado norte-americano.
Avalos sinalizou positivamente para a aprovação do pedido, que atualmente está sob análise do Departamento de Agricultura. Ele previu ainda que deve vir no fim do ano ao Estado assinar a medida de liberação.
Com esta confirmação, demos mais um importante passo para a conquista do mercado americano, afirmou o governador nesta terça-feira (09), em Washington.
A abertura do mercado americano à suinocultura de Santa Catarina tem grande valor estratégico, haja visto o rigor com que o país trata a questão da entrada de produtos animais em seu território. Para Luiz Henrique, a credibilidade da carne catarinense aumentou, sobretudo, devido à conquista do status de área livre de aftosa sem vacinação, no ano de 2007.
Essa visita foi muito importante, pois sentimos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos uma grande vontade de resolver a questão e consideramos uma vitória a disposição deles em viajar a Santa Catarina para assinar a medida, complementa o governador.
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz, o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, e o secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz, acompanharam Luiz Henrique. Santa Catarina está dando o exemplo e esperamos que, a partir dessa conquista, os demais Estados façam a sua parte e a gente consiga ampliar a medida no Brasil, afirmou Kroetz.
O êxito dessa viagem se deve, acima de tudo, às missões anteriores, que culminaram no reconhecimento de Santa Catarina como zona livre de aftosa sem vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em 2007, pontuou o secretário Vinícius Lummertz. As informações partem do Governo do Estado de Santa Catarina.