Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

Ovos diferenciados

Consumidores do Reino Unido compram mais ovos provenientes de galinhas criadas sem o uso de gaiolas. Vendas superam as de ovos "convencionais".

Ovos diferenciados

O ovos provenientes de galinhas criadas sem o uso de gaiolas (free-range) são os campeões de venda do produto no Reino Unido. Nos últimos 12 meses (até o dia 22/03), 52,6% dos ovos vendidos foram obtidos de poedeiras criadas sem as gaiolas. No ano passado, este índice foi de 47,3%.

Esta mudança ocorreu mesmo com a recessão econômica, o que é surpreendente, uma vez que os ovos “free-range” são mais caros do que os ovos das aves criadas através do método tradicional. Em receita, os ovos de galinhas “free-range” representaram 66,4% dos lucros de todas as compras de ovos durante o período de medição. Um aumento de 4,2% sobre o ano anterior.

A análise promovida pela Kantar Worldpanel ainda revela que o valor de mercado destes ovos especiais subiram 56,8% nos últimos 12 meses. Em volume, o crescimento da produção foi de 44,2%. Os ovos “barn”, proveniente de galinhas criadas em celeiros especiais, cresceram 5,6% em valor e 6,4% em volume.

“Os últimos números devem encorajar os grandes supermercados e outros setores da indústria de alimentos a trabalhar para padrões mais elevados de bem-estar animal”, disse Steve McIvor, diretor da empresa Compassion in World Farming. “Há uma grande oportunidade para os produtores e varejistas, que podem aproveitar ao máximo a demanda crescente por produtores que privilegiem maior bem-estar de frango e ovos”. As informações são do site internacional Watt.