Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

ACCS e Sebrae SC apresentam diagnóstico

Produção das pequenas e médias agroindústrias que abatem e processam carne suína em SC são mostradas.

ACCS e Sebrae SC apresentam diagnóstico

A ACCS e Sebrae SC, iniciaram na segunda-feira (08), em Concórdia, a apresentação do Diagnóstico sobre a produção das pequenas e médias agroindústrias que abatem e processam carne suína em Santa Catarina.

Este trabalho foi desenvolvido pelo Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), do qual são parceiros a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Em âmbito estadual o projeto conta com o apoio de Associações Estaduais de Criadores de Suínos, Federações Estaduais e dos Sebrae estaduais. O objetivo da realização do diagnóstico foi levantar as principais necessidades e dificuldades do setor, e ainda, obter um panorama sobre a área produtiva, as instalações e, principalmente o mercado. Participaram da pesquisa 54 empresas, dentre elas frigoríficos com inspeção SIM, SIE e SIF. Com base no resultado deste levantamento será proposto algumas ações, em parceria, visando melhorar o processo produtivo e o desenvolvimento do setor.

Segundo o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, o diagnóstico proporcionará uma mudança na realidade de muitas agroindústrias. “Por algumas agroindústrias não terem conhecimentos de novas tecnologias no setor, acabam trabalhando sempre na mesma linha, sem inovar. As empresas que quiserem, terão a disposição técnicos que possam auxiliar nestas mudanças, fazendo com que as plantas possam estar abrindo novos mercados, desde a ampliação da indústria, formação dos funcionários até o desenvolvimento de novos cortes de carne suína” ressalta. Lorenzi destaca ainda, o trabalho realizado vai fazer um grande diferencial para estas empresas. “Com base nestas informações, percebemos que muitas empresas são de pequeno porte, porém elas têm um papel muito importante no município e região, tanto na geração de empregos, produção até o produto final. Contudo, não estão tendo muita assistência para fazer as melhorias necessárias e a partir de agora essa realidade irá mudar” finaliza. 

Agenda

·         São Miguel do Oeste, dia 10 de novembro, às 10hs, Centro de Treinamento da Epagri, Cetresmo.

·         Videira, dia 11 de novembro, às 16 horas, no Auditório da Associação do Município do Alto Rio do Peixe – AMARPI.

·         Braço do Norte, dia 16 de novembro, às 16hs, Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais