A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) informa que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou ontem (04) a liberação da certificação para exportação de carne de frango brasileira termoprocessada para a Argélia, país do norte da África com 35 milhões de habitantes, que tem sua economia baseada na produção e exportação de petróleo.
“A Argélia é mais um importante mercado para o nosso produto, além de oferecer a oportunidade para que os exportadores brasileiros fechem parcerias com produtores e exportadores locais”, afirmou Francisco Turra, Presidente Executivo da Ubabef. “O mercado amplia os negócios brasileiros de carne de frango no continente africano, para onde, em 2009, foram exportadas 422 mil toneladas de nosso produto”, continuou Turra.
A Ubabef recentemente participou de uma missão comercial, capitaneada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, com destino àquele país. O gerente de Relações com o Mercado, Adriano Zerbini, que representou a entidade na ocasião, participou, junto com representantes do Mapa e da embaixada brasileira em Argel, de reuniões com a autoridade sanitária local, com o ministro da Agricultura e com o vice-presidente da principal empresa do país que atua no segmento avícola argelino. Durante os encontros foram abordadas questões visando superar as barreiras que impediam as exportações do frango brasileiro termoprocessados para aquele mercado.