A Embrapa Soja lança novas edições com atualizações no Manual de Identificação de Doenças e no Manual de Identificação de Insetos e Outros Invertebrados da Cultura da Soja. Elaborados recentemente, os dois documentos auxiliam a identificação e o controle de doenças e pragas nesta cultura de importância econômica para o agronegócio brasileiro.
A correta identificação é essencial para o controle das pragas agrícolas. Dessa maneira, o Manual de Identificação de Insetos e Outros Invertebrados tem como objetivo facilitar a orientação das mais importantes espécies de invertebrados-pragas encontradas na cultura da soja. Com base nas imagens contidas nessa publicação é possível ter acesso às principais informações sobre insetos e outros invertebrados e orientar para o seu controle. Em sua segunda edição, o documento apresenta novas pragas de ocorrência mais recente, sendo útil para agricultores, estudantes e profissionais que desenvolvem suas atividades relacionadas à cultura da soja.
Resultado do esforço da equipe de fitopatologia da Embrapa Soja, o Manual de Identificação de Doenças de Soja apresenta em imagens e num formato leve, informações sobre as principais doenças que atacam a lavoura. A quarta edição da publicação foi revista e apresenta a doença Fogo Selvagem, causada pela bactéria Pseudomonas syringae pv. tabaci, que após vários anos sem ser constatada, apareceu em áreas do Paraná na safra 2009/2010.
Cada publicação é comercializada a R$ 15,00. Os manuais podem ser adquiridos no setor de vendas de publicações da Embrapa Soja.
Telefone: (43) 3371-6119
E-mail: [email protected]