No dia 23 de novembro, estudantes e profissionais de Medicina Veterinária da região Centro- Oeste de Minas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais a respeito do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura através da palestra: “PNDS, Uma realidade em Minas” ministrada pelo vice-presidente da Asemg (Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais) José Arnaldo Cardoso Penna. “Compartilhar informações sobre este projeto, que tanto tem agregado ao setor suinícola, com pessoas ligadas à área são de extrema importância para conseguirmos o apoio e a multiplicação do conceito do PNDS e com isso fazermos com que a carne suína seja cada vez mais consumida” disse Penna.
A palestra fez parte do I Encontro Técnico de Suinocultura da Região Centro-Oeste de Minas, que aconteceu na Faculdade Unipac de Bom Despacho e contou também com a explanação do Diretor de Marketing da ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), Fernando Barros, com o tema: Carne Suína, um negócio inexplorado . “A suinocultura brasileira é hoje referência de qualidade em todo o mundo, no entanto o desconhecimento a respeito de suas facetas dificulta o incremento do consumo desta proteína no país. Através de palestras como esta conseguimos sensibilizar consumidores e formadores de opinião objetivando o aumento do consumo” explicou o diretor da ABCS.
Para Flávia Ferreira Pinto Coelho, veterinária da Cooperoeste e uma das organizadoras do encontro técnico, eventos como este fortalecem a suinocultura mineira. “Mostrar aos participantes as ações que vem sendo realizadas para o aumento de consumo da carne suína e elucidá-los a respeito da diversidade de mercado que cercam este setor agregam conhecimento e relacionamento a todos” disse a veterinária.
Durante o encontro técnico, o consultor Daniel Furtado realizou um curso de cortes suínos para cerca de 40 açougueiros com o objetivo de mostrar aos participantes as diversas possibilidades de cortes realizados a partir da carcaça suína e contou após com a degustação de um porco pizza preparado por Marcelo Daltoé.