Nessa semana os empreendedores da Yellow Soluções Agrícolas, empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp – Incamp, em Campinas/SP, estão realizando visitas à granjas de suínos para conhecer de perto a realidade dos tratamentos de dejetos. Frederico Sauerbronn Gonçalves e Marcelo Luiz Jacoby Muniz estão trabalhando no desenvolvimento do “Processo de automação e controle de sistemas de tratamento de dejetos suínos”, tecnologia da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) disponibilizada para a incubação de empresas por meio do Proeta. O pesquisador Airton Kunz está acompanhando a visita dos empreendedores na região e na Embrapa. “É importante esse contato, para esclarecer dúvidas, rever procedimentos e acompanhar o que está sendo desenvolvido com uma tecnologia que a Embrapa apontou como promissora para a incubação”, explicou Airton.
Para Frederico e Marcelo, o processo de incubação foi a alternativa que eles encontraram para começar um negócio. “Estávamos interessados em começar um negócio, então decidimos que a melhor opção era a incubação porque facilita muito, especialmente pelo suporte que este processo garante”, comentou Frederico. Assim que decidiram que a incubação de empresas seria o caminho mais adequado e que o foco de interesse era o de tecnologias agrícolas, os empreendedores começaram a busca por editais. “Encontramos então a Unicamp e a Embrapa, com o Proeta”.
A Yellow está incubada desde março deste ano e já avançou alguns passos dentro do processo: a empresa já está estabelecida e os trabalhos no desenvolvimento em andamento. Além de Frederico e Marcelo, Rodrigo Barbosa Bronzeri também está à frente da empresa.
O processo – A “Automação e controle de sistemas de tratamento de dejetos suínos” é um processo que integra diversas ferramentas para o controle de dejetos produzidos nas instalações de suínos, entre eles um software para controle e operacionalização do sistema. De acordo com o pesquisador Airton Kunz, este software permite um controle operacional diário e mensal. “Ele permite saber como está a produção de dejetos nas instalações e ajuda no gerenciamento e tomada de decisões na granja”. Outra vantagem do software é que ele pode ser adaptado para a realidade de cada instalação, de qualquer produção animal.
Proeta – É um programa da Embrapa que fortalece as parcerias público-privadas, estimula a criação de novas empresas no ramo do agronegócio e a união de esforços e conhecimentos para introdução de tecnologias inovadoras no sistema produtivo.