De acordo com os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC), os primeiros seis meses do ano registraram receita superior a US$ 1,9 bilhão na venda de frango. Esse resultado é 14% maior que o registrado no mesmo período de 2009.
Apesar dos recentes atritos gerados pelas medidas impostas pela União Europeia, com a restrição da utilização da carne de frango brasileira, o país atingiu índices recordes nos últimos meses. Apenas em julho, foi registrado o segundo maior volume de exportações de carne de frango da história do país. Por isso, para alguns analistas o momento favorece investimentos em qualidade de produção e redução de custos no segmento.
Na opinião de Paulo Figueiredo, promotor de Produtos da multinacional Husqvarna, fabricante de produtos para o manejo agrícola e de áreas verdes, o momento é propício para a mecanização da produção e melhoria na infraestrutura de aviários. “As expectativas são positivas e há muitas oportunidades para investimentos. Isso vale para diversos fatores que influenciem a produtividade em granjas como limpeza, prevenção de doenças, controle da temperatura ambiente e manutenção do baixo custo operacional”, diz. “Para isso, é essencial o uso de equipamentos adequados que atuem em todas essas questões”, explica Figueiredo.
Contudo, adotar as melhores práticas no segmento aviário para garantir ainda mais rentabilidade aos criadores, principalmente no mercado externo, ainda é um grande desafio para os produtores. Foi justamente por estar atenta a essas necessidades que a Husqvarna desenvolveu o Kit Aviário, composto pelo Motocultivador TR 430, um novo modelo que chega ao mercado com motor mais potente e eficiente; e por duas opções de Sopradores, o 125BVx e 356BTx – responsáveis pela limpeza interna e externa do aviário.
“O TR 430 é ideal para revolver a cama aviária e deixar a superfície mais fofa, evitando assim a formação de calosidades no frango, problema que prejudica produtividade do aviário. Com a ação do equipamento, a qualidade da carne do frango é aprimorada, valorizando a produção do criador”, explica o Promotor de Produtos da Husqvarna. Já os Sopradores são ideais para limpeza de penas, impurezas e até mesmo da refrigeração interna. A escolha do modelo vai de acordo com as dimensões do local, pois lugares de maior extensão necessitam da versão mais potente do equipamento que, no caso, trata-se do modelo 356BTX.
De acordo com o especialista, grande parte das granjas no país tem adotado o novo método de tratamento dos frangos, estimulados pela facilidade na operação e pelo retorno financeiro. “Só o motocultivador aumenta em 70% a vida útil das maravalhas, de seis para dez lotes de frango, reduzindo o custo em 40%”, destaca. “Ele revolve a terra, deixando-a livre de doenças e permitindo com que seja utilizada por mais tempo, além de fazer com todo o material vire adubo, não sendo necessário jogá-lo fora, como é feito normalmente”, finaliza Figueiredo.
TR 430 – O lançamento da empresa
O motocultivador TR430, já incorporado ao Kit Aviário de grandes produtoras aviárias brasileiras, traz ao mercado um motor com maior potência, baixos ruídos e menores emissões de poluentes. “O bem-estar do frango é essencial para a qualidade do produto final, por isso o motor foi desenvolvido para ter menos ruído e não estressar as aves”, complementa Figueiredo.