Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

Ovos sem diferença

Pesquisa americana comprova que não há diferenças subtanciais de qualidade entre os mais variados tipos de ovos. Foram estudados ovos brancos, vermelhos, orgânicos e produzidos de forma convencional.

De acordo com um estudo do Serviço de Pesquisas Agrárias (ARS, na sigla em inglês), ligado ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), não existem diferenças substanciais na qualidade entre os mais variados tipos de ovos. Foram incluídos os ovos brancos, vermelhos, orgânicos e produzidos de forma convencional. A pesquisa examinou diversos aspectos da qualidade do ovo.

A especialista em alimentos do ARS, Deana Jones, juntamente com o Egg Safety and Quality Research Unit [unidade de pesquisa da segurança e qualidade do ovo], constatou que, em média, não há diferença significativa de qualidade entre os tipos de ovos. Assim, não importa qual o tipo de ovo escolhido, pois seus nutrientes serão os mesmos “como qualquer outro ovo”.

Vermelhos e brancos- A maior diferença entre os ovos, encontrada durante a pesquisa da ARS, foi o tamanho. Os ovos vermelhos são maiores e mais pesados que o ovo branco.  No entanto, os ovos brancos tiveram maior percentual de sólidos totais e gordura bruta. De qualquer maneira, de acordo com o estudo, não houve diferença significativa na qualidade de ovos brancos e vermelhos.

O estudo de Deana Jones envolveu ovos brancos e vermelhos produzidos de forma tradicional e orgânica, livres de gaiolas, pasteurizados, nutricionalmente avançados e férteis. Cerca de 6,5 mil milhões de dúzias de ovos são produzidas anualmente nos Estados Unidos- com uma receita de aproximadamente US$ 7 bilhões, de acordo com o USDA. Com informações do site internacional World Poultry.

Conheça as propriedades nutricionais do ovo, clique aqui.