Redação (26/01/2009)- O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Rubens Valentini, disse nesta quinta, dia 22, que o cenário atual dificulta grandes previsões para a suinocultura brasileira. Ele reforçou, no entanto, que o mercado interno segue como uma grande oportunidade de investimento para o setor.
Conforme Valentini, o quadro ruim no mercado internacional trouxe dificuldades às empresas especializadas em exportar carne suína, o que gerou sobra de produtos que foram colocados no mercado interno.
– Isso acaba refletindo na forte queda de preço pago ao suinocultor brasileiro em todos os Estados, especialmente na região Sul, ainda que os preços para o consumidor final não tenham apresentado recuo – analisa.
O dirigente explica que o quadro de dificuldades enfrentadas na exportação por empresas como Sadia, Aurora e outras fez com que elas adotassem a estratégia de reduzir o valor pago aos produtores pelo quilo do suíno na tentativa de diminuir as perdas financeiras.
– Penso que existe uma falta de transparência no setor, haja visto que muito se fala na necessidade de exportar carne suína, enquanto a realidade mostra que os embarques não apresentaram crescimento desde 2005. E apesar de muito se falar nas oportunidades oferecidas no mercado interno, o setor parece negar sua importância, permanecendo centrado no objetivo de exportar – afirma.
Evento discutirá atenção ao mercado doméstico
A ABCS e a Associação Paranaense de Suinocultores vão promover neste ano, de 1º a 3 de julho, em Foz do Iguaçu (PR), o 12º Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura.
– O grande objetivo do evento é sensibilizar o setor de que o mercado doméstico, assim como o externo, também pode ser conquistado. Iremos mostrar as ações para isso, trazendo palestrantes de fora do país e também brasileiros que tiveram sucesso investindo no mercado interno – finaliza Valentini.