Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Especialista prevê mudanças de paradigmas na nutrição de frangos

A nutrição de precisão, esta nova forma para definir eficiência, pressupõe, entre tantos aspectos, cuidar de todo o processo alimentar dos animais.

Redação (16/02/2009)- O tema “Nutrição de Frangos – Mudanças de Paradigmas para o Futuro” vai ser apresentado pelo Dr. Antônio Mário Penz Junior, da UFRGS,  durante o 21º Congresso Brasileiro de Avicultura, que será realizado em Porto Alegre (RS), em maio. Penz destaca que nos últimos anos o setor de produção animal se encontrou diante de desafios nunca antes enfrentados, por isso a necessidade de rever o que ele chama de paradigmas “Primeiro assistimos ao aumento da produção das carnes, em especial, de frangos.  Um produto que se tornou atrativo e suficientemente barato, gerando uma procura maior por mercados de países, cujos cidadãos tinham baixo consumo. Juntamente com esta maior procura, a sociedade começou a ser informada de riscos decorrentes do consumo proteínas de origem animal”, o especialista destaca que entre as preocupações maiores estava e está a febre aftosa, ou vaca louca, doença que foi resultado da utilização de produtos contaminados com substâncias prejudiciais à saúde, como as dioxinas. E mais recentemente, lembra Penz, outra doença assombrou o mundo, a gripe aviária.

O especialista alerta que basta rever as manchetes dos jornais e revistas do ano passado para juntar a estes dois fatos o mais recente e preocupante, os baixos estoques internacionais de grãos. “Ficamos alarmados com a possível escassez de ingredientes para as dietas animais em diferentes regiões do mundo. Claro que esta "loucura" tornou-se menos efetiva especialmente quando o petróleo voltou à valores mais compatíveis como fonte importante de energia. De qualquer maneira, isto foi um alerta que pode definir preocupações a longo prazo” reforça Penz. O pesquisador enumera fatos e comportamentos sociais que devem alterar os processos de produção como o crescimento populacional, o aumento do poder aquisitivo aumenta e o aumento da migração para centros de consumo. Motivos pelos quais o aumento de produção de alimentos por menos pessoas e para mais pessoas é uma realidade que forçará mudanças revolucionárias .

Mudança de paradigma

Dr. Antônio Mário Penz finaliza afirmando que todas essas mudanças e perspectivas indicam a necessidade de antecipar estes fatos, iniciando a alteração de processos de forma pró-ativa “Nós técnicos devemos rever paradigmas de produção, fortalecer os consolidados, adaptar e introduzir outros, visando sempre a produção de alimentos com preços compatíveis e com o uso de procedimentos sustentáveis. Para que isto ocorra, a avaliação do processo produtivo deverá ser mais sistêmica do que sempre foi” alerta.

Penz reafirma que atitudes isoladas não serão mais efetivas e o trabalho em equipe, com avaliação de todos os processos como parte de um todo será indispensável. Na palestra, Penz destaca que focará no aspecto nutricional. “Interagir este conhecimento com a real produção dos animais é que será fundamental. A nutrição de precisão, esta nova forma para definir eficiência, pressupõe, entre tantos aspectos, cuidar do processo alimentar dos animais que vai da compra dos alimentos com qualidade e uniformidade, passando pela formulação eficiente, até a chegada deste alimento ao animal, onde ele deverá estar alojado em um ambiente adequado ao seu melhor desempenho, estando protegido contra enfermidades que possam comprometer seu potencial de ganho. Tudo isso sem esquecer da segurança alimentar e o bem-estar dos animais”, destaca o especialista.