[quotes_menu]

Lançamento: Transgênicos, o avanço da biotecnologia

Livro fala ao leitor que quer compreender e participar criticamente de uma das mais importantes discussões científicas da atualidade.

Redação (06/03/2009)- Embora já estejam incorporados ao nosso cotidiano de várias maneiras, os produtos transgênicos continuam incompreendidos pela maior parte da população brasileira. A aprovação da Lei de Biossegurança, que em 2005 regulamentou seu uso no país, pouco contribuiu para esclarecer a opinião pública – que, confundida pelos argumentos de ambos os lados, hesita entre vê-los como uma grave ameaça ao meio ambiente e à saúde dos consumidores ou como um progresso científico.
Com texto do jornalista Alessandro Greco, este é um guia indispensável para que o leitor possa compreender e participar criticamente de uma das mais importantes discussões científicas da atualidade. Ele apresenta os fundamentos da genética, mostra as várias aplicações dos produtos transgênicos hoje e expõe com equilíbrio os riscos e os benefícios que eles podem trazer.
O conteúdo do livro teve a consultoria do biólogo Fernando Reinach, ex-professor titular da USP e especialista em pesquisa genética de ponta, tendo coordenado, por exemplo, o pioneiro mapeamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa.

Português ∙ 1ª edição ∙ 2009
96 pp. ∙ 14 x 21 cm
ISBN 978-85-61630-03-4
R$ 25,00

“As pessoas costumam não se dar conta, mas o fato é que os OGMs [organismos geneticamente modificados] já se incorporaram ao cotidiano. Talvez por isso, o fundador da Microsoft, Bill Gates, tenha dito certa vez que, se não estivesse no ramo da computação, estaria trabalhando com biotecnologia. Os OGMs estão presentes no dia-a-dia tanto em remédios, tira-manchas e filtros de papel, como em alimentos – leite, óleo, chocolate, queijo etc.
Todos os anos, por exemplo, 20 milhões de pessoas sobrevivem a infartos. Esse número tem subido nos últimos tempos, graças principalmente a um produto transgênico: uma proteína que, injetada no paciente logo após o ataque cardíaco, ajuda a dissolver o entupimento da artéria comprometida”.