Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Usinas da região de SP antecipam safra da cana

O motivo é a previsão de se estocar Etanol a partir de maio com o financiamento liberado pelo Ministério da Agricultura.

Redação (7/4/2009) – As usinas de cana-de-açúcar estão antecipando a safra para aumentar os lucros com a produção de açúcar, já que o preço do álcool combustível caiu 31,7% nas últimas oito semanas devido à grande oferta no mercado. O litro sai por R$ 0,56, sendo que o custo é de R$ 0,60. É o menor valor desde 2004.

“Não é por otimismo.Temos cana. Se não processarmos o prejuízo é maior ainda”, disse o usineiro Bernardo Biagi.

A aposta do setor no açúcar se deve também porque Índia e Europa vão deixar de colocar no mercado 10 milhões de toneladas, por carência de produto. “O câmbio favorece e o Dólar vale mais.O Brasil pode ocupar esta fatia de mercado”, explicou o representante da União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), Sérgio Prado.

Outro reforço é o fato das previsões de que o preço do álcool deve estabilizar e não aumentar como nas safras anteriores. O motivo é a previsão de se estocar Etanol a partir de maio com o financiamento liberado pelo Ministério da Agricultura.

Já, o açúcar deve continuar subindo constantemente, apesar de maneira lenta durante o ano, segundo o economista da USP Roberto Fava. “A demanda mundial por açúcar deve permanecer constante e o que nós temos é uma redução da produção”, avaliou o economista.