Apesar do recorde da última colheita, 651 milhões de toneladas, e a queda dos preços da ração suína no Reino Unido, os produtores britânicos afirmaram que a proporção de milho e trigo ainda é pequena e torna a cultura suinícola vulnerável. “Os mercados continuam vulneráveis, principalmente o trigo, que é cultivado apenas uma vez por ano no hemisfério norte”, afirmou representante do setor.
Condições difíceis
Em conferência realizada no último dia 8, Heike Hintze-Gharres, da Home-Grown Cereals (HGCA) salientou que, apesar do recorde nas colheitas e os baixos preços, os produtores de grãos tiveram grandes dificuldades no plantio da safra 2009/10, com maiores custos e menor quantidade por conta da crise econômica internacional. A área de plantação de trigo diminuiu 2 milhões de hectares comparada ao ano passado.
Cai produção de trigo
Hintze-Gharres afirmou que as áreas de trigo e milho também reduziram consideravelmente esse ano, cerca de 7%. Para a safra 2009/10 de trigo, é esperada uma queda de 37 milhões de toneladas.
No entanto, a procura por grãos e oleoginosas deve aumentar a longo prazo, devido ao crescimento da demanda por biocombustíveis no mercado mundial. Além disso, os mercados ficavam suscetíveis à variação do preço do petróleo bruto e flutuações cambiais.
Mercado Suíno Britânico
“Os mercados não estão fora de perigo e o futuro continua incerto. Os produtores devem tomar as medidas adequadas para atenuar a crise com esse súbito aumento dos preços se quiserem continuar no topo do mercado”, explicou Heize aos participantes da Conferência.