Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui Regiões 2009

Turra está otimista com a avicultura brasileira

Turra falou na manhã desta segunda-feira (27), na AveSui Regiões, sobre a situação da avicultura nacional e as tendências do setor para este ano.

“Eu não tenho dúvidas que nós continuaremos exportando e ampliando os volumes dos embarques de carne de frango neste momento de crise”, disse enfático o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Francisco Turra, em sua palestra hoje (27/04) pela manhã no VIII Seminário Internacional de Aves e Suínos, realizado dentro da AveSui Regiões 2009, no Expor Center Norte, em São Paulo (SP). “Da palavra crise, eu prefiro tirar a letra ‘s’ e ficar com a expressão crie”, argumentou.

Turra mostrou-se bastante otimista com a avicultura brasileira em sua apresentação, afirmando que o setor deverá aumentar em 5% as exportações de carne de frango este ano. “A crise precisa ser vista como uma oportunidade para o Brasil”, destacou o presidente. “Quando a crise estourou no final do ano passado, nós nos preocupamos em buscar novos mercados para o frango brasileiro para ampliar as opções de venda do nosso produto. E foi o que fizemos. Conseguimos abrir os mercados da Índia, da China e da Argélia”.

Segundo Turra, a avicultura brasileira está estruturada para atender a demanda mundial. “Para os próximos dez anos, o consumo de carne de frango deve aumentar 24% no mundo e o Brasil está preparado para acompanhar, gradualmente, este crescimento”.

Hoje, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de carne de frango, com uma produção de 10,9 milhões de toneladas [o primeiro são os Estados Unidos – com 16,6 milhões de toneladas, seguido pela China – que produz 12,6 milhões de toneladas]; é o maior exportador do produto, embarcando 3,3 milhões de toneladas anuais e vem fazendo a sua lição de casa no que diz respeito ao controle sanitário e ao controle de sua produção. “A nossa avicultura tem uma estrutura fantástica! Precisamos investir nas oportunidades que estão surgindo. Brasil, a hora é essa!”, resumiu o presidente.