O evento é gratuito e voltado para produtores rurais, cooperativas, associações e sindicatos, agroindústrias e distribuidores que desejam fazer parte do mercado internacional.
Mapa promove seminário para ampliar exportações no Rio Grande Norte
Redação (16/09/2008)- A 18ª edição do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), será nesta quinta-feira (18), em Natal/RN. Promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o seminário é gratuito e voltado para produtores rurais, cooperativas, associações e sindicatos, agroindústrias e distribuidores que desejam fazer parte do mercado internacional. O evento será a partir das 8 horas, no auditório do CEFET, na Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol.
O Rio Grande do Norte ocupa a 18ª posição entre os estados que mais exportam produtos do agronegócio. De janeiro a agosto deste ano, o comércio no setor rendeu aos potiguares US$ 166,7 milhões. Tem potencial para incrementar as vendas externas e, por isso, o Mapa leva informações estratégicas ao setor e incentiva projetos de organização das cadeias produtivas com a formação de consórcios e condomínios rurais.
A exportação de castanha de caju, produto típico da região, rendeu mais de US$ 29 milhões nos oito primeiros meses de 2008. A venda de melões para outros países também é representativa: no mesmo período, foram comercializados quase US$ 21 milhões. Em seguida, aparecem os camarões, com US$ 15,6 milhões, e as lagostas, com US$ 7, 4 milhões.
Leia também no Agrimídia:
- •Cuiabá sedia simpósio para discutir custos, inovação e sanidade na suinocultura
- •Professor da UPF conquista reconhecimento internacional no maior congresso mundial de suinocultura
- •Carne suína primária cresce no varejo britânico apesar da queda no consumo total
- •Processamento de soja no Brasil deve crescer em 2026 impulsionado pela demanda interna
Os participantes conhecerão casos de sucesso do agronegócio no Rio Grande do Norte, apresentados durante o seminário. O estado tem experiência na exportação de flores ornamentais, nos desafios às exportações de pescado e nas características e vantagens do modelo de integração das cadeias produtivas. Estão programadas palestras e debates sobre regras e práticas do comércio internacional, linhas de financiamento para a atividade exportadora e ferramentas institucionais que auxiliam o processo de exportação.
Dezessete cidades – Natal será a quinta cidade do Nordeste brasileiro a sediar o AgroEx. Ainda em 2008, o evento se realiza em Cuiabá (MT) e São Luís (MA). O projeto começou em 2006, com edições em Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Petrolina (PE), Vitória (ES), Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP), Barreiras (BA), Porto Velho (RO), Ilhéus (BA), Contagem (MG), Goiânia (GO), Bento Gonçalves (RS), São Paulo (SP) e Chapecó (SC).























