O parlamento da Nova Zelândia aprova prazo de 10 anos para acabarem com gaiolas de parto. Entenda as novas diretrizes
Nova Zelândia aprova lei e dá prazo de 10 anos para produtores eliminarem baias de gestação

O parlamento da Nova Zelândia aprovou uma nova legislação que concede aos suinocultores do país um prazo estendido de 10 anos para a transição completa de sistemas de baias de gestação e acasalamento. O prazo final, que originalmente terminaria em dezembro de 2025 (após uma decisão da Suprema Corte de 2020 considerar as baias de gestação ilegais), foi prorrogado para 18 de dezembro de 2035, atendendo a uma proposta do governo para dar fôlego econômico ao setor.
As novas regras, apresentadas pelo ministro associado da agricultura Andrew Hoggard, impõem mudanças rigorosas de manejo e estrutura. As principais determinações incluem:
- Redução do Confinamento: O tempo de uso de baias de gestação cai de 33 dias para apenas 7 dias (3 dias pré-parto e 4 pós-parto).
- Acasalamento: O uso de baias de gestação nesta fase foi limitado drasticamente de 7 dias para apenas 3 horas.
- Espaço e Enriquecimento: Aumento de 13,3% na área para suínos em crescimento e obrigatoriedade de materiais manipuláveis para as porcas.
A decisão gerou reações mistas. A NZ Pork (indústria) reconheceu a clareza das regras e o tempo de adaptação, mas alertou para os “custos significativos” de reestruturação. Já a SPCA (proteção animal) criticou a medida, alegando falta de consulta a cientistas de bem-estar e apontando que metade das granjas do país ainda utiliza sistemas de baias de gestação convencionais.
Leia também no Agrimídia:
- •ABCS promove Escola de Gestores 2026 com foco em comportamento do consumidor e decisões estratégicas no mercado de proteínas
- •Suinocultura registra queda de preços e depende das exportações para ajuste interno
- •Filipinas reduzem drasticamente casos de Peste Suína Africana e projetam avanço da suinocultura em 2026
- •Peso recorde das carcaças sustenta produção de carne suína no Reino Unido em janeiro
Referência: Pig Progress

















