Saiba mais sobre a vacina inovadora da Taiwan Sugar que protege leitões e como ela supera vacinas antigas no mercado
Vacina inovadora da Taiwan Sugar que protege leitões via leite materno ganha prêmio

A Taiwan Sugar Corporation (Taisugar) foi a vencedora da 22ª edição do Prêmio Nacional de Inovação com uma nova vacina contra a diarreia suína. A tecnologia se destaca por imunizar as porcas, permitindo que elas transmitam anticorpos robustos aos leitões através do colostro e do leite materno. Segundo a empresa, esse mecanismo reduz drasticamente casos graves e mortes na primeira semana de vida, superando a eficácia de vacinas antigas que exigiam a infecção prévia da matriz. O imunizante está em fase de aprovação para produção em massa.
Além da biotecnologia, a Taisugar investe pesado na modernização de suas operações. A estatal está reformando 13 de suas 16 granjas com um aporte de US$ 390 milhões (NT$ 12,4 bilhões). O objetivo é elevar a capacidade para 700.000 cabeças (10% do rebanho do país) e implementar práticas sustentáveis, como o uso de painéis solares e geração de eletricidade a partir de biogás (esterco).
A companhia também reforçou seu compromisso com o bem-estar animal e a segurança alimentar. As novas instalações contam com sistemas de ventilação por cortinas que reduzem a temperatura em até 5°C e baias individuais para gestação e lactação. Na nutrição, a empresa utiliza probióticos para reduzir antibióticos e eliminou o uso de restos de comida (lavagem), antecipando-se a uma proibição governamental prevista para 2027.
Leia também no Agrimídia:
- •ABCS promove Escola de Gestores 2026 com foco em comportamento do consumidor e decisões estratégicas no mercado de proteínas
- •Suinocultura registra queda de preços e depende das exportações para ajuste interno
- •Filipinas reduzem drasticamente casos de Peste Suína Africana e projetam avanço da suinocultura em 2026
- •Peso recorde das carcaças sustenta produção de carne suína no Reino Unido em janeiro
Referência:Taiwan News

















