O Laboratório de Segurança Alimentar e Saúde Animal Fresno, da Universidade da Califórnia deve fechar no dia 19 de julho, em decorrência da falta de verba. O Laboratório oferece diagnósticos e serviços veterinários para produtores da região. Os serviços do laboratório, que completou 59 anos, devem passar para outra instalação.
“Estamos orgulhosos do tempo que o Fresno prestou serviço para a Califórnia”, disse Bennie Osburn, reitor da Escola de Medicina Veterinária que operava na rede laboratorial. “Infelizmente, com a redução do financiamento estatal combinada com os crescentes custos de manutenção e modernização, o laboratório estava lutando para manter seus serviços”, explica.
O Laboratório é gerido pela Universidade desde 1987 e faz parte dos laboratórios de referência, juntamente com o Turlock, Tulare e San Bernardino. A rede de laboratórios recebe aproximadamente 80% de sua verba do Departamento de Alimentação e Agricultura da Califórnia. O restante da verba provém das taxas de serviços prestados, como os testes veterinários. O aumento dos custos e a redução do contrato com Estado durante o ano foram agravados pela fraca economia. Houve um déficit esperado de aproximadamente $2 milhões.
Os serviços do laboratório Fresno, como acompanhamento de aves, vigilância de brucelose, tuberculose e gripe serão realizados no Tulare. Os diagnósticos de vírus contaminantes em aves serão transferidos para o laboratório Turlock.
* Com informações do World Poultry