Redação (27/02/2009)- As lavouras de milho do centro-sul do Paraná começaram a ser colhidas. A região planta mais tarde e nem assim escapou dos problemas climáticos.
Na região de Ponta Grossa, no centro-sul do Paraná, a colheita do milho começou há poucos dias. Essa é a última região a plantar e colher o grão. Do lugar devem sair quase 900 mil toneladas de milho, quinze por cento da produção total do Estado. E não há tempo a perder.
“Agora, tem que aproveitar e trabalhar. Na época, a gente tem que ter esse serviço para fazer”, disse Edson Luiz, operador de máquina.
Por causa da estiagem o Paraná deve encerrar a safra de milho verão 2009 com cerca de seis milhões de toneladas, segundo a Conab, com uma redução de 38% em relação à safra 2008.
Os agricultores encontram agora dificuldade para vender o produto no mercado.
“Nossa produção é muito inferior ao que nós precisávamos para dar sustentação aos nossos custos”, calculou o agricultor Roberto Nascimento.
Com a quebra os agricultores esperavam uma reação no preço. Mas não é o que está acontecendo. O agricultor Marcelo Degraf está recebendo R$ 20,00 pela saca de 60 quilos. É praticamente o mesmo preço dessa época no ano passado.