A Kraft Foods divulgará o documento de sua oferta aos acionistas da Cadbury hoje (04/12), dando início a dois meses de uma disputa de 9,8 bilhões de libras esterlinas (US$ 16,4 bilhões) pelo controle da empresa, segundo fontes a par da situação. A Kraft tem até 7 de dezembro para publicar o documento da oferta, mas as fontes disseram que isso deve ser feito hoje, com os mesmos termos, em ações e dinheiro, que a Kraft havia comunicado pela primeira vez à Cadbury, no início de setembro.
“A Kraft está pronta para avançar, então, não vê motivos para esperar até segunda-feira e deverá publicá-lo no fim da manhã de sexta”, disse uma das fontes. A diretoria da Cadbury rejeitou a oferta da Kraft, obrigando a empresa americana a prosseguir com uma oferta hostil, no início de novembro, e a buscar diretamente os acionistas da Cadbbury, em seu objetivo de tornar-se a maior empresa de doces do mundo.
As atuais condições da proposta, de 300 pence em dinheiro e 0,2589 nova ação da Kraft em troca de cada ação da Cadbury, representam valor de 715 pence por ação do grupo britânico, abaixo da cotação de fechamento da Cadbury em Londres, de 800 pence. “Eles não veem motivos para mudar os termos, já que a Kraft terá 46 dias para avaliar se fará uma oferta maior”, disse outra fonte.
Se a Kraft realmente publicar o documento, hoje seria o primeiro dentro do cronograma de 60 dias para que a proposta seja avaliada, sob as regras britânicas de aquisição. A empresa terá até o 46º dia, em meados de janeiro, para elevar sua oferta pela Cadbury. Esta, por sua vez, terá até o 14º dia para publicar seu documento de defesa.