Produtores paulistas de bovinos e bubalinos terão de vacinar todo o rebanho até amanhã (01/12). SP não registra casos da doença há 13 anos.
Termina vacinação contra aftosa em SP
Termina nesta terça-feira (01/12), a etapa de novembro da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado. Os produtores de bovinos e bubalinos terão de vacinar todo o rebanho, diferentemente da etapa de maio, quando somente os animais com até 24 meses de idade foram imunizados.
Na etapa anterior, finalizada em 31 de maio, foram vacinadas 4,8 milhões de cabeças com até 24 meses. O rebanho total paulista é da ordem de 11,2 milhões de animais. A cadeia de bovinos é o segundo item na pauta de exportações. No ano passado, as vendas externas totalizaram US$ 3,16 bilhões – ficando atrás apenas do setor sucroalcooleiro.
O Estado de São Paulo não registra casos da doença há 13 anos. Historicamente a taxa de adesão à campanha é de acima de 90%. A Secretaria se programa para retirar gradualmente a obrigatoriedade da vacinação contra aftosa no Estado, a exemplo do que já ocorreu com a raiva dos herbívoros. O pecuarista terá até o dia 7 de dezembro para comprovar a vacinação e relatar todo o gado existente na sua propriedade.
Leia também no Agrimídia:
- •Cuiabá sedia simpósio para discutir custos, inovação e sanidade na suinocultura
- •Professor da UPF conquista reconhecimento internacional no maior congresso mundial de suinocultura
- •Carne suína primária cresce no varejo britânico apesar da queda no consumo total
- •Processamento de soja no Brasil deve crescer em 2026 impulsionado pela demanda interna























