A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), dando continuidade na organização e ampliação do mercado de produtos catarinense (animal e vegetal), promoveu um encontro, ontem (23/11), em Concórdia (SC), com técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa, Companhia Integrada de desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, Cidasc, para implantação do SISBI/SUASA no Estado. O encontro contou também com a participação do Diretor de Qualidade e Defesa Sanitária, da Secretaria de Estado da Agricultura , Roni Barbosa, Prefeitos e Secretários da Agricultura da região.
O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – Suasa – é um sistema integrado de inspeção, no qual os serviços municipais, estaduais e federal deixam de atuar isoladamente e passam a fazer parte de um único sistema. Este sistema existe desde 2005, e permite que as agroindústrias e frigoríficos possam ter o selo conhecido como o – SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Durante o debate foram esclarecidas eventuais dúvidas para a efetivação do SISBI/SUASA no Estado. O médico veterinário e Chefe de Divisão do SIP/POA, João Carlos Rocha Almeida, explicou um pouco com sobre a adesão do SISBI/SUASA no Estado do Paraná, responsabilidades e serviços de cada órgão. “Hoje são 474 Estabelecimentos com Registro no SIP/POA, caso estes estabelecimentos sejam habilitados para o SISBI, poderão exportar para outros Estados”.
De acordo com o presidente da ACCS, Wolmir de Souza, este é um passo importante para o Estado, “considerando o potencial do Estado de Santa Catarina que é exportador de produtos, a ACCS entende que a implantação deste projeto é condição básica para o crescimento e sustentabilidade da pequena propriedade suinícola do Estado de Santa Catarina” ressalta. Roni Barbosa destacou que até abril de 2010 o Estado deverá estar com a documentação pronta para a adesão do SISBI/SUASA, “estamos na fase de elaboração dos documentos, pois até abril de 2010 serão entregues estes para o Ministério da Agricultura para a adesão do SISBI/SUASA no Estado de Santa Catarina, pois a adesão deverá acontecer o mais rápido possível” finalizou.