As ações de defesa agropecuária em todo o País, com ênfase na erradicação da febre aftosa, serão discutidas durante a reunião do Circuito Pecuário Nordeste 2009, nos dias 12 e 13 de novembro, em Teresina/PI. No encontro, serão abordados os avanços no serviço de defesa no Piauí, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte, bem como a fiscalização do trânsito de animais, produtos e subprodutos.
De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, que participa do evento, esta será a oportunidade para avaliar a situação dos serviços de defesa nos estados, que apresentarão resultados. “Além disso, vamos planejar ações conjuntas para o próximo ano”, enfatizou.
Dos estados que integram o Circuito Pecuário Nordeste, Bahia e Sergipe são considerados livres de febre aftosa com vacinação. Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas têm status de risco médio e Ceará, Piauí e Paraíba a classificação de risco desconhecido. A meta é erradicar a doença do território nacional até o fim de 2010.
Participam do encontro, secretários de agricultura dos estados nordestinos, dirigentes e técnicos das Agências de Defesa Agropecuária e das Superintendências Federais de Agricultura (SFA’s).