Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

ETH Bioenergia inaugura usina em MS

<p>Planta terá capacidade de moagem inicial de 3 milhões de toneladas de cana por safra.</p>

A ETH Bioenergia inaugurou nesta quarta-feira (14/10) a Unidade Santa Luzia, localizada no município de Nova Alvorada do Sul, no Mato Grosso do Sul. A empresa entra em funcionamento com plantio e colheita própria e 100% mecanizados. Esta é a quarta unidade em operação do grupo.

Com capacidade de moagem inicial de 3 milhões de toneladas de cana por safra, a Santa Luzia será a maior usina de etanol e energia elétrica instalada no Mato Grosso do Sul. Na safra 2010/11, a unidade irá produzir 180 milhões de litros de etanol. Inicialmente, a nova usina empregará 1.500 colaboradores.

De acordo com a assessoria de imprensa, o início das operações da Unidade Santa Luzia é um marco na estratégia de crescimento da ETH e demonstra a capacidade da empresa de conceber e executar projetos que aliam escala de produção, tecnologia de ponta e alta competitividade. “Até 2012, a previsão é investir cerca de R$ 400 milhões para elevar a capacidade instalada de moagem da usina para 6 milhões de toneladas por safra”, diz José Carlos Grubisich, presidente da ETH Bioenergia.

No Mato Grosso do Sul, a empresa também opera a Unidade Eldorado, instalada no município de Rio Brilhante. Juntando as duas usinas, a ETH terá capacidade de moagem no Mato Grosso do Sul de 5,2 milhões de toneladas por safra e deve produzir 310 milhões de litros de etanol, um incremento de 20% à produção do Estado.

A ETH Bioenergia conta com mais dois projetos greenfields de igual capacidade instalada de moagem: a Unidade Rio Claro, localizada em Caçu (GO), que iniciou as operações em agosto deste ano, e a Unidade COnquista do Pontal, construída em Mirante do Paranapanema (SP), que será inaugurada em outubro. Ainda em São Paulo, a ETH possui a Unidade Alcídia, localizada em Teodoro Sampaio.