Chuvas bem distribuídas na Argentina na última semana, ajudaram a melhorar as condições de plantio, embora os trabalhos ocorressem lentamente, em razão da contínua seca em diversas áreas, conforme informações da Secretaria de Agricultura do país.
No distrito da província de Rafaela, as precipitações “melhoraram os níveis de umidade no solo, permitindo o início do plantio de milho do cedo”, informa a secretaria. Entretanto, “nas áreas onde as chuvas foram leves, novas precipitações são necessárias para o início da semeadura”.
Com as recentes chuvas melhorando o prospecto para o milho, a elevação do governo de taxas de exportação para os produtores em curta escala vai, provavelmente, acelerar a produção, mas a área ainda está menor em comparação com a última temporada.
Na quinta-feira (10/09), a presidente Cristina Fernandez anunciou a eliminação da taxa de exportação do trigo e milho aos pequenos e médios produtores, em um movimento designado para aliviar agricultores decepcionados e estimular o crescimento do plantio de milho.
As exportações de trigo estão com taxa de 28%, enquanto as exportações de milho possuem taxa de 25%. As exportações de soja carregam a maior taxa de exportação, de 35%.