Em uma época que os consumidores estão cada vez mais exigentes, a Novus do Brasil promoveu encontro entre 15 representantes da avicultura latino-americana. “O mercado segue para uma tendência mundial de atender as exigências do consumidor por produtos saudáveis, respeitando o meio ambiente e o bem-estar animal”, aposta o professor da Universidade Autônoma do México, Carlos Lopez Coello.
O dever de alimentar um mundo com população crescente exige criação de estratégias, tecnologias e programas de qualidade de alimentos. O desafio de aumentar o desempenho da avicultura brasileira inclui melhorar o rendimento da carcaça, o que significa maior produção de carne no peito do frango, e ainda evitar as perdas de animais durante o processo produtivo. Este objetivo coloca a nutrição em um papel central para produzir carne de qualidade com custos competitivos.
No encontro foram apresentadas estratégias nutricionais para melhorar o desempenho no campo. “A idéia é contribuir para a produção de um alimento seguro, respeitando o meio ambiente e o bem-estar animal”, afirmou o gerente de marketing da Novus para a América Latina e organizador do encontro, Victor Walzberg.
Um dos participantes da mesa-redonda, o diretor de produção da Tyson do Brasil, Vitor Hugo Brandalize, destacou a importância deste encontro. “É sempre excelente ter a oportunidade de estar com o professor Coello. Poucos pesquisadores conseguem associar a teoria com a prática como ele. Mas o ponto mais importante aqui é que o tema está bem direcionado e específico, que é fundamental”, garantiu Brandalize.
Para o nutricionista da Globoaves, Gilson Gomes, a participação de profissionais da avicultura de outros países foi o ponto alto da reunião. “Foi ótimo para trocar informações entre empresas”, disse. Outro participante, Pablo Campino, do frigorífico Dom Pollo, do Chile, lembrou que a qualidade da carcaça é preocupação de todos. “Este evento foi uma ótima idéia. Discutimos em profundidade um tema que preocupa a todos”, ressaltou Campino.
Entre os avanços da nutrição animal, o pesquisador ressaltou os benefícios conquistados com o uso de minerais orgânicos e a importância de se preocupar com a qualidade na produção. Para o gerente agropecuário da Diplomata, Daniel Goldenberg, a apresentação foi extremamente esclarecedora. “Ter uma pessoa de renome e desvinculada da empresa deu credibilidade ao evento. Foi ótimo o professor mostrar os resultados de pesquisas com minerais orgânicos. É o que a gente precisa, afinal vendemos eficiência”.
O gerente da Novus na Região Andina, Armando Castellanos, faz um balanço positivo. “Foi bom para nos aproximar de clientes, que é o mais importante para nós. A palestra professor Coello foi muito focada e excelente nos aspectos de produção”.
* Com informações da Assessoria de Imprensa