Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Seminário foca aminoácidos

<p>Adisseo organiza seminários sobre nutrição de aves com aminoácidos na Europa e divulga pesquisas com peitos de frango.</p>

Batizado de “Novos horizontes para Metionina”, a 3ª edição do Seminário Advancia organizado pela Adisseo foi, novamente, uma grande referência para atualização de especialistas em nutrição animal com aminoácidos.

Efeito no sistema imunológico – O professor da Universidade de Leuven, na Bélgica, Theo Niewold, iniciou o seminário destacando a importância dos aminoácidos para o sistema imunológico. Ele ressaltou que as inflamações são uma grande preocupação na produção animal. Cerca de 30% dos custos com a produção estão destinadas a isso. “Então, a melhor solução pe obter substâncias que matenham crescimento saudável e previna e controle a inflamação do intestino das aves”, disse Niewold.

Niewold destacou que alguns aminoácidos fazem efeito no sistema imunológico. A Leucina inibe a inflamação e aumenta a imunidade específica; a Lisina tem função antiviral; a metionina pode ser usada com oxidante; a homocisteína e o triptofano são neurotransmissores e a serotonina também inibe inflamações.

Qualidade para carne de frango – A pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisa Agroeconômica (INRA), da França, Cécile Berri, falou sobre o aminoácido lisina para melhorar o rendimento do peito de frango, diminuindo a gordura. Ela comparou três dietas, cada uma suplementada com DL-Metionina (DLM) e outro composto de metionina (HMTBA, sigla em inglês) com outras duas substâncias.

Ela não encontrou nenhum efeito sobre o consumo alimentar. O ganho de peso, porém, foi maior para o grupo de aves alimentado com DLM. Também não houve efeito sobre a composição do corpo (peito e gordura).

Ela concluiu que a combinação de DLM com HMTBA produz resultados significativos nas caractéristicas do peito de frango: equilíbrio de ph e a redução de oxidação lipídica da carne.

* Tradução Avicultura Industrial