Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

Gestão da água

<p>Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da água dá alternativas para aproveitamento do recurso na criação de animais.</p>

O Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA), apresentou sua trajetória no seminário realizado na última segunda-feira (24/08) no auditório da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC).

O TSGA tem o objetivo de disseminar as práticas sustentáveis de produção, saneamento e gestão para o meio rural, aumentando a capacidade de gestão local nas bacias hidrográficas, implementando um modelo sustentável de desenvolvimento. Dentro dessa visão os trabalhos realizados pelo projeto foram focados em quatro pontos principais: aproveitamento e valorização da água de chuva, monitoramento da qualidade da água, manejo e valorização dos dejetos suínos e educação ambiental para empoderamento da comunidade

Para a ação de aproveitamento e valorização da água das chuvas foi desenvolvida uma estratégia que envolveu diferentes públicos de formas distintas. Em relação à rede escolar de ensino a estratégia centrou-se na capacitação de professores e monitores em cursos presenciais e a distância, que abordaram temas relacionados a aspectos qualitativos e quantitativos da gestão da água. Além disso, o projeto implantou cisternas em escolas do município de Concórdia, uma instalada na Escola Básica Romeu de Sisti, Distrito de Planalto, e outra na Escola de Educação Básica Deodoro, no centro.

Para levar a ideia do aproveitamento da água da chuva para técnicos e agricultores, o Projeto desenvolveu uma maquete denominada de Cisterna Móvel, que facilitou a apresentação desta tecnologia em exposições, feiras, treinamentos e dias de campo. Desta forma, o conceito de aproveitamento de água da chuva foi levado para mais de 20 mil pessoas.

Na ação voltada para o monitoramento da água, a iniciativa de destaque foi o Ecokit. O projeto distribuiu trinta mini-laboratórios, chamados de Ecokits, para a rede estadual e municipal de ensino. Através destes mini-laboratórios os professores contam agora com mais um recurso pedagógico que os ajuda a trabalhar os temas ambientais de forma mais concreta, pois é possível se determinar os principais parâmetros físico e químicos relacionados a qualidade da água. Com essa ferramenta e a capacitação recebida, os professores passaram a realizar ações relacionadas ao monitoramento qualidade da água dos córregos e rios que formam a microbacia onde a escola está inserida.

Para promover o manejo e valorização dos dejetos suínos o Projeto realizou uma parceria com o Comitê Regional da Suinocultura da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC). Juntos, realizaram o Curso de Gestores do Termo de Ajustamento de Condutas da Suinocultura Catarinense (TAC), capacitando os participantes para agirem na recuperação de áreas ciliares, uso dos dejetos suínos como fertilizantes e a gestão ambiental da suinocultura com ênfase no uso da água.

A construção de um biodigestor com sistema de aquecimento do substrato no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFET) – Campus Concórdia também está em andamento e servirá como unidade didática e demonstrativa.

Para aumentar a abrangência das atividades e estimular ações de educação ambiental junto à comunidade regional, o Projeto organizou durante os anos de 2008 e 2009 a Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, envolvendo um público de aproximadamente nove mil pessoas. Para realização do evento o projeto contou com o apoio de 29 entidades, obtendo resultados positivos na disseminação da ideia de conservação e valorização da água. E, para que essas conquistas não se perdessem com o passar do tempo, o Projeto desenvolveu o blog Semana da Água, onde estão cadastradas todas as informações do evento.

Segundo o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves e coordenador regional do TSGA, Cláudio Rocha de Miranda, os dois anos do projeto proporcionaram resultados positivos. “Alcançamos os êxitos que havíamos proposto. As ações desenvolvidas tiveram resultados positivos e eficientes. Além disso, o projeto também se destaca por promover a participação de vários segmentos da sociedade em torno da educação ambiental. As sementes deixadas pelo projeto com toda certeza vão se desenvolver e gerar bons frutos”, ressaltou Miranda.

O que é o projeto? – O Projeto Tecnologias Sociais para Gestão da Água (TSGA) é promovido em conjunto pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), com execução da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), financiado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.