A terceira instrutoria do Programa Sebrae da Qualidade Total acontece no dia 12 de agosto, na sede da Assuvap/Coosuiponte, com a presença de suinocultores e colaboradores das 14 granjas participantes.
O programa é composto por tópicos: A conquista da qualidade e suas diretrizes para as empresas rurais, os 5S para as empresas rurais e a melhoria de processos através das ferramentas de qualidade e seus indicadores, que estão sendo ministrados em encontros mensais que acontecem na sede da Assuvap/Coosuiponte e por visitas do consultor às granjas participantes.
O programa é uma parceria da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) com o Sebrae (MG) e tem parte dos custos pagos com recursos do projeto Fórum da Suinocultura, cujo objetivo é aumentar a competitividade e o desenvolvimento da suinocultura regional, aprimorando a capacidade de gestão dos suinocultores da região.
“Apesar de estar no inicio, já sinto uma melhora na nossa percepção (minha e do gerente) sobre os resultados do processo na granja, sobretudo em relação à comunicação com o nosso colaborador. O programa também nos incentiva a sempre estimularmos e motivarmos nosso colaborador fazendo com que se sinta valorizado”, conta a suinocultora Marília Aguiar Neves. “É um programa de várias etapas, tem que se ter muito empenho, para desenvolver o projeto. Acredito que se o suinocultor se empenhar ele alcançará muitos resultados positivos. É uma grande oportunidade que o suinocultor tem para capacitar o gerente. Ele só tem a ganhar. A iniciativa da Assuvap é de grande valor para o suinocultor”, finaliza.
“Considero um privilégio para o Sebrae, contar com parceiros organizados e capacitados como a Assuvap. Demandas de clientes realmente comprometidos com o crescimento da empresa associada torna-se cada vez mais raro em nosso país. Acredito, que a ASSUVAP realmente trabalha para o desenvolvimento das empresas de seus associados”, explica o instutor do Programa Qualidade Total, Dr. Leonardo Leite.
“A maior vantagem observada até o momento em relação ao QT RURAL está sendo na mudança de comportamento do empresário e colaboradores, voltado para gestão da qualidade. Fiquei bastante impressionado com a capacidade de trabalho dos suinocultores participantes do programa. Considero os empresários engajados na necessidade de aumentar sua competência gerencial, fator fundamental para permanência na atividade”, conta. “Acredito que um programa de qualidade amplia a visão do empresário e sua capacidade gerencial, na medida em que proporciona maior velocidade e capacidade profissional de tomada de decisão”, finaliza Leite.
* Com informações da Assessoria de Imprensa