As estratégias e a agenda para pesquisas e transferência de tecnologia da nova unidade da Embrapa, a ser construída em Mato Grosso, serão discutidas nesta terça-feira (18/08), em Várzea Grande (MT). Participam representantes de universidades, cooperativas, fundações e órgãos de extensão rural do estado. As obras devem começar ainda neste ano e a inauguração está prevista para novembro de 2010.
A implantação da Embrapa Mato Grosso, em Sinop, a 500 km de Cuiabá, faz parte das ações do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa), lançado, em 2008. A unidade vai coordenar e integrar ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, florestas e agroenergia para o desenvolvimento de tecnologias com enfoque na preservação e na sustentabilidade.
De acordo com o chefe geral da Embrapa Mato Grosso, João Flávio Veloso, a ideia é envolver, desde já, os parceiros na identificação das atividades, cadeias produtivas e setores prioritários para atuação da unidade. “Vamos apresentar o trabalho que pretendemos desenvolver na região e depois ouvir as sugestões e expectativas deles em relação à nossa presença no estado” explica.