No último dia da 17ª reunião ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), nesta quarta-feira (12/08), representantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai concordaram que reagiram rapidamente e incorporaram medidas em suas políticas públicas para amenizar os efeitos da crise financeira mundial. O representante brasileiro no encontro foi o diretor-executivo de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Kepler Euclides Filho.
A discussão sobre a crise financeira que, em nível regional, suscitou problemas de liquidez, retração do consumo e do comércio, crescente desemprego e a situação regional do setor. A adoção de novas medidas protecionistas na agricultura e agroindústrias por parte de países desenvolvidos é um dos aspectos que preocupa os participantes do CAS. Para eles, o problema torna-se mais agudo com as negociações, que ficam paradas em organismos com a Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Os ministros e representantes dos países membros do CAS assinaram a declaração sobre o tema e também sobre o impacto da mudança climática no setor agropecuário.