Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Cobrança ao ministro

<p>Suinocultores cobram de Stephanes medidas de apoio, como a criação de uma linha de crédito para retenção de matrizes.</p>

Em reunião na última quarta-feira (05/08), com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e o secretário-executivo da Pasta, Gerardo Fontelles, parlamentares da bancada do agronegócio cobraram a adoção de medidas de apoio aos suinocultores brasileiros. De acordo com o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), entre os pontos reivindicados pelos produtores estão a suspensão imediata do pagamento das dívidas e a prorrogação destas por até 10 anos, além da criação de uma linha de crédito para retenção de matrizes.

Presente no encontro, Heinze defende a necessidade da ajuda governamental. “O momento é difícil. Por isso, solicitamos um estudo do montante devido pelos suinocultores independentes e integrados e a criação de uma linha de crédito que não impacte no limite de crédito de cada produtor”, reivindica o deputado. Segundo ele, foi acertado que o Banco do Brasil e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) farão um levantamento dos débitos e da situação do setor.

Heinze afirma que a discussão sobre o novo financiamento será avaliada em audiências na próxima semana, com presença de representantes dos Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda. O parlamentar gaúcho destaca que, apesar da urgência, a nova linha de crédito precisa ser discutida de modo que os produtores possam ter acesso. “Não adianta refinanciar as dívidas e criar financiamentos se eles não puderem tomar o empréstimo”, pontuou.

Audiência Regional- Na última sexta-feira (07/08), o deputado federal participou de encontro com lideranças do setor, em Tuparendi (RS), e falou sobre as negociações em Brasília (DF) e as dificuldades para sensibilizar o governo. “Enquanto mega empresas conseguem financiamentos bilionários com o aval governamental, os produtores de suínos não tem o mínimo amparo para superar suas dificuldades”, expôs.

– Com informações da assessoria de imprensa do deputado federal Luis Carlos Heinze.