Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Coligação contra proibição de antibióticos

<p>Associação de criadores de suínos, frangos e ovos dos EUA reivindicam projeto de lei contra antibióticos.</p>

Um grande grupo de Organizações Agrícolas, entre as quais Associações Avícolas e de Produtores de Suínos, elegeram um representante na Câmara dos EUA para votar contra a lei que proíbe determinados tipos de antibióticos para a saúde animal.

O projeto de lei proíbe a utilização de produtos utilizados para prevenção e controle de doenças em animais.

A Coligação para a Saúde Animal, através da representante Nancy Pelosi, escreveram uma manifestação entitulada “Preservação de Antibióticos para Tratamento Médico – Ato 2009”, contra a lista de antibióticos proibidos no país.

Processo de aprovação – A nova lei também exige que todos os medicamentos antibacterianos passem por uma segunda aprovação da Agência de Controle de Alimentos e Medicamentos (FDA, sigla em inglês), dois anos antes da liberação para o mercado. Atualmente, para ser aprovado, o fabricamente deve provar que o medicamento é eficaz e seguro para saúde dos animais e para o ambiente. A FDA também quer verificar se as substâncias utilizadas para alimentação animal não prejudicam a saúde humana.

A legislação visa abordar o aumento de doenças resistentes aos antibióticos em seres humanos. Mas, a Coligação demosntrou que os riscos associados à antibióticos usados na agricultura e criação de animais são extremamente baixos. Estudos também provam que a remoção de alguns desses componentes pode aumentar causar danos à segurança alimentar.

Na União Européia, antibióticos para prevenção de doenças foram proibidos em criações de animais desde janeiro de 2006.

Prevenção – Na sua carta, a Coligação também notou que a reforma da lei é baseada em princípios da segurança alimentar e cuidados com a saúde.

“Seria irônico e inconsistente aprovar uma ementa que eliminaria importantes ferramentas de prevenção de doenças para medicina veterinária”, afirmou a Coligação. “Muitos dos antibióticos proibidos são utilizados para garantir a sanidade dos animais”.

Entre os grupos da Coligação estão o Conselho Nacional de Produtores de Suinos (NPPC, sigla em inglês), Associação Americana dos Veterinários Suinícolas (AASV, sigla em inglês), Conselho Nacional dos Avicultores, Federação dos Produtores de Perus, União dos Produtores de Ovos dos EUA e Associação Americana de Produtores de Frangos e Ovos.

* Tradução Avicultura e Suinocultura Industrial