Em cerimônia com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes, de autoridades convidadas pelo Mapa e de empregados da Empresa, Silvio Crestana transmitirá o cargo de Diretor-Presidente da Embrapa a Pedro Antonio Arraes Pereira, hoje (15/07), às 13 horas, no Pavilhão Ciência para a Vida, na Sede da instituição de pesquisa, em Brasília (DF).
Pedro Arraes tem 56 anos e é natural do Rio de Janeiro. Possui mestrado e doutorado em Melhoramento e Genética de Plantas pela Universidade de Wisconsin, Madison, Estados Unidos. Seu pós-doutorado em Genética Molecular e Marcadores Moleculares no Feijoeiro Comum foi concluído em 1996 na Universidade da Califórnia, Davis.
Na Embrapa há 29 anos, iniciou sua carreira de pesquisador em 1977 como bolsista da Empresa, ainda no segundo ano de agronomia, sob a orientação de Johanna Dobereiner (falecida), com quem trabalhou ativamente na descoberta de associação de bactérias de vida livre com o sistema radicular de gramíneas para fixação biológica de nitrogênio.
Como gestor, foi coordenador do Labex dos Estados Unidos, o primeiro dos Laboratórios Virtuais da Embrapa no Exterior, de 2004 a 2007. Além disso, foi membro do Fundo Setorial do Agronegócio representando o Mapa, de 2001 a 2003. Na Embrapa Arroz e Feijão, foi chefe geral de 1997 a 2004 e chefe de pesquisa de 1989 a 1995. Era, novamente, o chefe geral da Embrapa Arroz e Feijão, posição que deixou para assumir o cargo de diretor-presidente da Embrapa.