Há um grande tumulto entre os mercados americano e chinês nos últimos dias. Agora, o novo problema acontece devido aos milhões dólares gastos em compras de pé de frango. A China importa o produto dos EUA.
Uma das ações do Congresso americano, que deve começar a liberar verba para a agricultura do próximo ano, deve proibir importações de produtos avícolas chineses por preocupações quanto à segurança alimentar.
Segundo os exportadores americanos, este tipo de embargo foi iniciado pelos chineses, com o anúncio das proibições de Pequim ao frango americano. Oficialmente, porém, a China afirma que as importações não estão bloqueadas.
A China é um mercado forte para os pés de frango dos EUA. Em 2008, os chineses compraram mais de 421.000 de toneladas (cerca de US$280 milhões), de acordo com o Conselho Americano de Exportação de Ovos e Frango.
Na semana passada, importadores chineses disseram aos EUA que as companhias de Beijing não emitiram licenças para importação de frango americano, bloqueando, efetivamente, a importação do produto até o final de 2009.
Acredita-se que o frango americano pode entrar na China através de Hong Kong, mas a quantidade de produtos não poderia se comprar à de Beijing.
* Com informações do World Poultry