Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agronegócio

Detalhes do plano agrícola

<p>Site do Mapa disponibiliza os detalhes do PAP. Veja pronunciamento do ministro Stephanes.</p>

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) anunciou na segunda-feira (22) que o governo federal destinará R$ 107,5 bilhões ao setor por meio do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2009-2010. O objetivo é garantir renda ao produtor e estimular o crescimento sustentável.

De acordo com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, esse total significa 37% a mais de recursos em relação à safra 2008-2009. “É o reconhecimento do governo de que a agricultura é um dos setores dinâmicos que levará o país a sair da crise. O governo sabe que tem que investir mais no setor e está fazendo isso dentro das limitações que tem”, disse à Agência Brasil.

A outra questão, segundo o ministro, é o reconhecimento de que a classe média rural tem que ser fortalecida. “O grande agricultor, de uma forma ou outra, tem condições de trabalhar, de gerar renda. Para o pequeno existem programas específicos, como o Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar]. O que faremos é introduzir vagarosamente uma política de apoio a essa classe. O governo já fez isso no ano passado e repete este ano”, explicou.

Ontem (23), o ministro fez um pronunciamento à população sobre o plano, falando de seus detalhes. Veja na íntegra (sujeito a tráfego lento).

Conheça, também, os detalhes do PAP 2009-2010. Clique aqui.