Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Pesquisadora da ESALQ é premiada na área de zootecnia

<p>Pesquisadora da Esalq recebe prêmio por pesquisa na área de vocalizações na suinocultura.</p>

A identificação precisa de anomalias em animais de produção comercial vem se configurando em uma importante estratégia de manejo. Na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (USP/ESALQ)”, o Núcleo de Pesquisa em Ambiência (NUPEA) desenvolve pesquisas na área de ambiência, visando contribuir com o bem estar animal.

Buscando observar suínos na fase de maternidade, a pesquisadora Natalia Risi foi premiada em um dos mais importantes eventos da área. Com o trabalho “Uso da vocalização na identificação de condição patológica em leitões durante a fase de maternidade”, a médica veterinária recebeu o Prêmio Destaque de Inovação Zootec 2009, na área de Bioclimatologia-Ambiência-Etologia. Orientada pela professora Késia Oliveira da Silva Miranda, do departamento de Engenharia Rural (LER), Natália identificou a ocorrência de artrite em leitões durante a fase de maternidade por meio da vocalização emitida pelos animais. “A ocorrência desta patologia mostra-se de forma muito disseminada dentro dos sistemas de produção e o estudo da utilização de ferramentas alternativas e precisas na identificação de doenças pode auxiliar o avanço tecnológico”, destaca a premiada.

O trabalho está na linha de pesquisa da dissertação de Natália, junto ao programa de pós-graduação em Física do Ambiente Agrícola da ESALQ. “A vocalização tem sido utilizada por muitos pesquisadores como um método não invasivo de avaliação de bem-estar. Diante dos bons resultados encontrados nestas pesquisas, a idéia de associar doenças à vocalização dos leitões partiu com uma medida alternativa de implementar a identificação de problemas de ordem sanitária nos sistemas de produção”, enfatiza Natalia.

O objetivo do prêmio foi reconhecer os trabalhos que apresentem potencial para serem incorporados no melhoramento de tecnologias, processos, serviços e práticas nos diversos campos que envolvem a produção animal com a garantia de que estes trabalhos possam contribuir de forma significativa à Zootecnia.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Esalq