Redação (19/12/2008) – Seis Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros) do Brasil e outros seis equivalentes da Argentina, Uruguai e Paraguai serão beneficiados, em 2009, com novos equipamentos. A União Européia lançou edital de licitação internacional para a compra desses materiais, que vão melhorar as condições de atividades sanitárias e fitossanitárias daqueles países. A iniciativa faz parte do Projeto de Cooperação União Européia – Mercosul, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para a harmonização de normas e procedimentos veterinários e fitossanitários, inocuidade de alimentos e produção agropecuária diferenciada no bloco sul-americano.
A compra de equipamentos está prevista no Plano Operativo Global do projeto, com a finalidade de dar suporte aos laboratórios que apóiam as atividades sanitárias e fitossanitárias desenvolvidas no Mercosul. Com o repasse dos materiais, todas as regiões do Brasil serão beneficiadas. Receberão os equipamentos os Lanagros de Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, Pedro Leopoldo/MG, Goiânia/GO, Recife/PE e Belém/PA.
Propostas – De acordo com o edital, podem participar empresas especializadas em equipamentos laboratoriais de diversos países, inclusive do Mercosul e da União Européia. O prazo para apresentação das ofertas termina no dia 16 de fevereiro de 2009 e a sessão de abertura das propostas será no dia 18 do mesmo mês, na Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentos de Buenos Aires (Argentina). Todas as comunicações escritas para este procedimento de licitação e contrato devem ser no idioma espanhol ou português.