Redação (04/11/2008)- Capacitar produtores das Mini Integradoras, este é o objetivo do treinamento que Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, realizou durante os dias 27 a 31 de outubro, nos municípios de Lindóia do Sul, Xavantina, Presidente Castelo Branco, Concórdia e Seara. A capacitação faz parte do programa de Educação Ambiental do Termo de Ajustamento de Conduta, o TAC da Suinocultura, da região Amauc, e tem como finalidade orientar os produtores de suínos sobre o termo. Os assuntos a serem abordados nos dois encontros serão: recuperação das matas ciliares e o manejo dos dejetos.
De acordo com o responsável pelo treinamento, o engenheiro agrônomo, Felipe Penter, o objetivo é capacitar e esclarecer dúvidas dos produtores que assinaram o termo, este primeiro encontro foi discutido sobre a Mata Ciliar. “Durante o encontro foi explicado o que é o TAC, os prazos a serem cumpridos, qual a importância da mata ciliar, destacamos ainda que o produtor terá o prazo de até o dia 02 de dezembro, para fazer isolamento da mata ciliar, entre outros questionamentos”. O engenheiro enfatizou, que a consciência do produtor mudou “ele está pensando diferente, percebo que todos entenderam a importância da mata ciliar, desmatar e caçar, não existe mais no vocabulário do produtor”.
Segundo Penter, o trabalho da ACCS é estar presente e ajudar as Mini Integradoras e seus produtores nas obrigações do termo, pois a adesão do TAC é uma garantia do produtor continuar na atividade. “Temos um prazo até o dia 09 de setembro de 2009, para ser realizado o próximo encontro que será discutido sobre o Manejo dos Dejetos e outras exigências do termo” finaliza. A renovação da assinatura do Termo terá validade até 2011.