Redação (15/08/2008)- Após um ano de desenvolvimento, a parceria entre as duas empresas criou o inédito Climasecurity, ferramenta com atualização em tempo real que promete auxiliar o produtor inclusive no controle do fluxo de caixa.
"Nós só usaremos a internet como veículo de comunicação. As informações sobre compra de insumos, alteração no clima, fluxo de caixa e outros dados econômicos serão atualizados em tempo real", ressalta Fernando Pimentel, diretor da Agrosecurity. Disse ainda que o tempo perdido entre o estudo e a chegada da informação ao produtor pode omitir dados importantes. Ele explica que não se trata de um software para o produtor. "Nós fazemos todo o acompanhamento ao produtor".
"O produtor que compra os insumos divididos em dois meses, por exemplo, podem ter um acréscimo no custo com o aumento dos preços. No nosso sistema, isso não existe, pois as informações são atualizadas constantemente", observa Pimentel. A idéia surgiu da constatação que grande parte das perdas da agricultura são geradas por problemas que tinham condições de se prever. O custo com o serviço completo pode chegar a até R$ 7 mil por mês.
Renato Urbinder, sócio e diretor de negócios e projetos da Climatempo, explica que o índice de acerto na previsão é de 95% para o tempo e de 90% para o clima. "O prazo para o clima é mais longo e começa a ser monitorado de 15 dias a 12 meses. Já a previsão do tempo envolve períodos mais curtos, de 5 a 10 dias". Ele avalia que o preço do serviço é baixo levando em consideração a qualidade do serviço prestado. A grande vantagem, segundo disse, é unir duas ferramentas importantes para a agricultura que é a gestão financeira baseada no clima.