Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ferramentas de Internet apresentam resultados positivos para empresas de distribuição de insumos agrícolas

<p>Sistema desenvolvido pela agência de comunicação digital W/Dot foi fundamental no processo de financiamento do setor de distribuição intermediado pela ANDAV.</p>

Redação (04/08/2008)- O processo de crescimento e modernização do agronegócio brasileiro não prescindiu das novas tecnologias de comunicação. Nesta toada, a maioria das empresas de insumos agrícolas e veterinários também criaram seus websites e mais algumas ações que usam a internet como canal de facilitação de processos internos e externos. No entanto, a “Rede” nunca foi tão estratégica para o setor, representado pela ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, quanto no processo de criação e implementação do FRA (Financiamento de Recebíveis do Agronegócio). O financiamento foi desenvolvido pelo Ministério da Fazenda e Banco do Brasil em um momento em que medidas importantes foram tomadas para atender os credores remanescentes do conjunto de problemas ocorridos nas safras agrícolas de 2004/2005 e 2005/2006, e que deixou muito distribuidor agrícola sem receber por serviços prestados. 

O sucesso do cadastramento das empresas para o acesso às linhas de crédito é comemorado pela ANDAV, que intermediou o processo em seu site por meio do sistema criado com exclusividade pela agência W/DOT, com sede em Campinas (SP).  “O sistema permitiu o envio das informações necessárias para a análise da capacidade de cada empresa e agricultor pelo Banco do Brasil”, explica Diogo Mazotini, gerente jurídico da ANDAV.  Com o desafio de gerar ferramentas que atraíssem as empresas para o cadastramento, sem burocracias e complicações, o encaminhamento das informações foi feito com rapidez e segurança.

"Era necessário criar um sistema que interagisse com os distribuidores e coletasse algumas informações importantes sobre os mesmos. Todas essas informações deveriam ser passadas, validadas e aprovadas pelo Banco do Brasil. Para fazer a ligação entre as duas partes, desenvolvemos este sistema exclusivo que pudesse ser disponibilizado na internet”, explica Gustavo Gava, diretor da W/DOT. Com tecnologia de última geração aplicada na construção de aplicações para a plataforma de Web, o FRA não apresentou nenhum problema operacional durante todo o tempo de cadastramento.

Aguardando uma normativa do Banco Central para liberação da operação, o Financiamento de Recebíveis do Agronegócio tem seu prazo final até o dia 31 de setembro. O procedimento pela internet envolveu mais de 300 empresas com êxito e sigilo absolutos, levando a web ao centro de um dos mais importantes setores do agronegócio brasileiro. “Foi um ótimo case de inovação tecnológica em prol da economia do País, tanto para nós quanto para os agricultores”, conclui Gustavo Gava, da W/DOT.