Redação (04/08/2008)- Começou neste domingo (03.08) o “Curso Internacional de Emergência Sanitária em Peste Suína Clássica, Doenças Hemorrágicas em Suínos e Outras Doenças de Controle Oficial”. O evento vai até a sexta-feira (08.08) e será realizado pelo Indea-MT por meio de uma parceria com os serviços de Defesa Sanitária. O curso visa atualizar conhecimentos e padronizar as ações de vigilância sanitária e contingência em doenças dos suínos.
Atualmente Mato Grosso pertence à Zona Livre de Peste Suína Clássica. Um levantamento realizado pelas empresas do setor aponta para o aumento do rebanho suíno das atuais 2.366.774 cabeças para 3.275.801 cabeças em 2010. De janeiro a junho deste ano a receita com as exportações de carne suína de Mato Grosso foram da ordem de 23 milhões de dólares.
O Curso Internacional de Emergência Sanitária prevê a simulação de focos de doenças, com os alunos tendo que atuar tomando todas as providências que são necessárias frente a uma emergência desse tipo. Será detalhado o rastreamento da origem do foco até o seu fechamento, situação em que várias equipes e frentes de atividades de gênero totalmente diferentes são exigidas para que se obtenha êxito.
As aulas teóricas serão ministradas em Cuiabá, no Hotel Fazenda Mato Grosso e as práticas serão realizadas em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, pólos de desenvolvimento da suinocultura.