Redação (23/11/2007)- A Agroceres PIC organizou uma viagem técnica internacional para a diretoria da Aurora e suas cooperativas afiliadas de Santa Catarina com destino aos Estados Unidos , onde foi visitado o escritório da PIC em Nasville-Tennessee. “A Aurora e suas 17 cooperativas afiliadas, distribuídas em 4 estados brasileiros, são importantes clientes da Agroceres PIC”, explica Alexandre Rosa, gerente da Agroceres PIC.
A viagem, realizada de 11 a 18 de novembro, teve sua primeira parada em Nashville, estado do Tennessee, no escritório da PIC , que organizou um seminário exclusivo de dois dias para a equipe da Aurora. Ocasião em que a PIC apresentou os benefícios econômicos do seu programa genético, além de informações sobre sua atuação nos EUA e Canadá e sobre a nova granja núcleo da PIC em construção no estado de Dakota do Sul – EUA.
Os participantes ainda receberam informações importantes sobre as tendências da indústria de abate e processamento, como o abate de animais mais pesados, maior valorização de carcaças magras, fusões e verticalização. Também tiveram acesso a dados atualizados de produção, abate, consumo, exportação e nível de rentabilidade atual e projetado para 2008, das suinoculturas dos EUA e Canadá . Entenderem melhor como o crescimento da indústria do etanol, produzido lá a partir do milho, está afetando o segmento produtivo especialmente o custo de produção e ainda foram informados sobre as principais enfermidades que trazem maior impacto econômico na América do Norte , medidas de controle mais eficientes, programa de biossegurança da PIC etc.
Depois do seminário, o grupo fez uma visita técnica à planta de abate da empresa Tyson Foods e ainda conheceu a Holden Farms, em Northfield/Minnesota, uma das mais eficientes empresas produtoras de suínos dos EUA, que possui cerca de 35 mil fêmeas 100% de genética PIC. Lá visitaram UPLs específicas para fêmeas de primeira parição e as instalações de Wean to Finish, modelo produtivo em que o leitão é alojado logo após o desmame e permanece até o momento do abate.
Entre as pessoas do grupo que viajaram junto com a Agroceres PIC estavam: Mario Lanznaster, Presidente da Aurora e da Cooperalfa; Marcos Zordan, diretor da Aurora e Presidente da CooperItaipú; Valdemar Bordignon, Presidente da Copérdia; Elio Casarin, Presidente da CooperA1; Geraldo Ferronato, Presidente da Coperio e Valdir Schumacher, Gerente de Produção da Aurora .