Redação (23/11/2007) – As questões que envolvem o meio ambiente e setor produtivo rural estão sendo discutidas na manhã desta sexta-feira (23.11), pela Comissão Técnica de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). A reunião teve início às 9h com previsão de encerramento ao meio dia.
Ao abrir o encontro o presidente da Famato, Rui Prado, lembrou que a produção sustentável é a grande meta de todos os segmentos da sociedade brasileira e mundial e que, a classe produtora está consciente da necessidade de produzir e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente. “A produção sustentável já é uma realidade em Mato Grosso” destacou.
O secretário estadual de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldergan, participa da reunião e está fazendo uma análise dos cenários futuros da gestão ambiental do Estado, sob o ponto de vista governamental. Segundo ele, a “gestão ambiental compartilhada” entre governo e produtores, como já vem sendo feita em Mato Grosso, é a melhor ferramenta para equacionar as ações que buscam o equilíbrio econômico, social e ambiental.
No final da manhã, o presidente licenciado da Federação, deputado federal Homero Pereira, vai falar sobre as propostas em tramitação no Congresso Nacional referentes à legislação ambiental brasileira e também sobre o novo Código Ambiental do Estado. Os produtores rurais vão debater sobre os temas apresentados. A reunião acontece no auditório da Famato, no Centro Político Administrativo.