Cumprindo formato adotado pelos Congressos da Abraves desde sua sétima edição, o evento deste ano também terá um Simpósio Pré-Congresso. O tema escolhido para 2007 foi: "Vacinas no controle e erradicação de doenças na suinocultura". O Simpósio discute a imunidade de rebanhos e os conceitos mais atuais da indústria para o controle da circovirose, apresentando também experiências de erradicação e controle de outras doenças através de vacinas. As seguintes palestras estão previstas*:
Imunidade de rebanho e controle de doenças
Painel – Vacinas e estratégias de vacinação para controle de circovirose
• Circovirose: experiências com vacinação de porcas
• Circovirose: experiências com vacinação de leitões – dose única
• Circovirose: experiências com vacinação de leitões – duas doses
• Circovirose: experiência com vacina recombinante
Vacinas para controle de ileíte
Erradicação de doenças com o uso de vacinas
Programas de vacinação para diferentes sistemas de produção
Vacinas autógenas: critérios para adoção
Múltiplas atividades – O Congresso está sendo organizado na forma de palestras magistrais, painéis e simpósios temáticos, e pelo Espaço Empresarial, além da exposição simultânea de pôsteres e a inédita mostra de pôsteres eletrônicos. Confira abaixo as principais linhas do programa*
Palestras magistrais:
Evolução das doenças na suinocultura – uma visão epidemiológica da evolução das doenças frente às mudanças dos sistemas de produção de suínos, em todo o mundo, discutindo conceitos de velhas doenças e agentes versus doenças emergentes.
Circovirose – uma revisão abrangente sobre a doença que afeta a suinocultura mundial, com ênfase nos novos conhecimentos sobre o agente, sua apresentação e formas de controle.
Painel magistral:
Conhecimento e tecnologia frente aos desafios da suinocultura – abordagem dos desafios do mercado global à produção de carne, por quatro diferentes especialistas, que também discutem a resposta que a indústria brasileira vem desenvolvendo para essas questões. Bem-estar animal e suas auditorias, meio-ambiente, uso de antimicrobianos, e regras internacionais de sanidade foram selecionados como temas de palestras.
Painéis – Um tema voltado à produção é abordado em diferentes assuntos, por diferentes especialistas.
Painel A: Novas propostas em sistemas de produção
Sistema desmama à terminação
Alojamento de porcas em grupos
Logística de produção de suínos: ameaça ou oportunidade?
Painel B: Sanidade em granjas
Vacinação de mycoplasma em granjas com circovírus
Quarentena – existe meio termo?
Baia hospital e recuperação de leitões
Painel C: Conhecimento e tecnologia no manejo reprodutivo
Hormonioterapia
O que os dados de produtividade nos revelam
Doadores de sêmen: a fisiologia condiciona o manejo
Painel D: Nutrição e saúde dos leitões
Saúde pós-desmame: manejo e microbiota
Saúde pós-desmame: vitaminas e outros nutrientes
Diarréia de leitões
Pôsteres – participantes terão a oportunidade de visitar a área de pôsteres para informar-se sobre os últimos resultados da pesquisa brasileira no setor, discutindo as informações com seus autores. Trabalhos selecionados estarão a disposição em terminais de vídeo (pôsteres eletrônicos).
Simpósios paralelos – sessões de apresentação oral de trabalhos científicos agrupados por áreas, precedida de revisão do tema realizada por coordenador e seguidas de discussão conjunta.
Espaço Empresarial – empresas patrocinadoras do Congresso trarão temas e palestrantes para complementar a programação do evento, aportando novos conhecimentos obtidos pela indústria mundial.
Informações mais detalhadas no site www.abraves.com.br
Comissão Organizadora do 13º Congresso Brasileiro de Veterinários Especialistas em Suínos.